imprensa

voltar
01/11/2015

8 razões para manter lácteos na dieta de controle da obesidade

A obesidade tornou-se um importante desafio de saúde pública. O estudo de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas feito por Inquérito Telefônico (VIGITEL) em 2014 aponta que 52,5% da população adulta do Brasil estão com excesso de peso, enquanto 17,9% já são obesas. Em crianças, de acordo com informações do Global Burden of Disiease Study, 22,1% dos meninos possuem sobrepeso e 6,8% já são obesos. Entre as meninas os números são maiores: sendo 24,3% delas com sobrepeso e 7,6% obesas.

Segundo a nutricionista Beatriz Botéquio, o excesso de gordura no corpo pode causar diferentes conseqüências à saúde, desde dificuldades de locomoção e dores articulares, aumento de risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Para evitar ou controlar a doença faz-se necessário seguir uma dieta saudável e equilibrada.

Confira os 8 motivos para contar com os lácteos para perder peso:

1 – Lácteos são ricos em cálcio: o mineral também auxilia na perda de peso pelo aumento de oxidação das gorduras e redução de sua absorção no intestino.

2 – A dieta da população brasileira é inadequada em relação ao consumo de cálcio, principalmente pela substituição do leite e seus derivados por bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos, entre outras. Novas pesquisas apontam que indivíduos que consomem baixas quantidades de cálcio possuem maior chance de desenvolver obesidade.

3 – O cálcio é capaz de estimular a quebra de gordura das células (lipólise) e de reduzir sua absorção no intestino, por formarem complexos não digeríveis pelas enzimas biliares, o que contribui com a redução da quantidade de gordura corporal e controle do peso.

4 – Lácteos possuem proteínas de alta qualidade que também ajudam no controle de peso, pois induzem à liberação de hormônios que aumentam a sensação de saciedade.

5 – Apresentam peptídeos (blocos de aminoácidos) com funções bioativas: que são liberados com a digestão das proteínas e ajudam a reduzir a inflamação no organismo, facilitando a perda de peso.

6 – O consumo regular de produtos lácteos favorece a perda de peso em curto prazo e em dietas com restrição de energia.

7 – O consumo de 3 potes de iogurte por semana reduz em 5% o ganho de peso em longo prazo, associado a uma dieta saudável e equilibrada.

8 – O mesmo benefício pode ser observado pelos outros derivados: queijos, leite e requeijão.

Confira na tabela abaixo:

Alimentos Peso(g) Medida Caseira Gramas (g) Medida Caseira
Leite Integral 375,00 2 copos
Queijo de Minas 93,75 3 fatias
Queijo Mussarela 84,38 5 1/2fatias
Queijo Parmesão 56,25 5 1/2 colheres de sopa
Queijo Pasteurizado tipo “polenguinho” 65,63 4 fatias
Queijo petit suisse de morango 168,75 4 potes
Queijo Prato 75,00 4 fatias
Queijo provolone 65,63 2 fatias
Requeijão cremoso 84,38 3 colheres de sopa
Ricota 187,50 4 fatias