imprensa

voltar
26/06/2017

Encontro sobre Gestão da Qualidade do Leite

Mais de 400 pessoas se reuniram no último dia 20 em Patrocínio-MG para debater a qualidade do leite brasileiro. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Laticínios – Viva Lácteos, contou com a presença de técnicos e produtores rurais.

Encontro sobre Gestão da Qualidade do Leite – busca pela excelência apresentou discussões com foco na sustentabilidade e qualidade e teve com palestras de especialistas no tema. A Dr.ª Lívia Carolina Magalhães Silva, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual de São Paulo-Jaboticabal, abordou a sustentabilidade e bem-estar animal na atividade leiteira; Paulo Machado, coordenador da Clínica do Leite da Universidade de São Paulo, falou a respeito do papel da gestão da qualidade na redução da contagem de células somáticas; e Leonardo Araújo, gerente Técnico da consultoria Quality Consultants of New Zealand, tratou sobre boas práticas agropecuárias no controle de resíduos de antibióticos.

Durante o evento, também foi apresentada a cartilha Uso Responsável de Medicamentos Veterinários na Produção Leiteira (link da cartilha), desenvolvida pelo Comitê de Qualidade da Viva Lácteos e que traz os principais cuidados com o uso de medicamentos veterinários associado ao correto manejo dos animais em tratamento, como marcação e registros de animais em tratamento, separação do rebanho e descarte do leite de acordo com o período de carência.

Comitê de Qualidade da VIVA LÁCTEOS