imprensa

voltar
05/01/2017

Entenda a diferença entre alergia e intolerância a lactose

A Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios) alerta para a diferença entre alergia e intolerância à lactose para a melhor compreensão sobre restrição ao consumo de leite e derivados.

A alergia é uma reação do sistema imunológico a frações proteicas do leite e, neste caso, o consumo de leite e derivados deve ser substituído por outros alimentos que sejam fontes de cálcio.

A intolerância alimentar à lactose se refere a dificuldade na digestão da lactose, que é um açúcar presente no leite, por deficiência na produção da enzima lactase que quebra este açúcar. Neste caso, o consumo de leite e derivados é permitido de acordo com o nível de intolerância de cada indivíduo. Para ambos os casos, a Associação destaca a importância em esclarecer sobre as diferentes formas de tratamento e substituição do leite.

Para casos de alergia, a comunidade científica recomenda asubstituição do leite por alimentos ricos em cálcio. É importante destacar que os lácteos e derivados são a melhor fonte de cálcio para o organismo devido a sua alta biodisponibilidade, e que a falta de cálcio pode comprometer o organismo e gerar complicações como osteopenia e osteoporose.

No caso da intolerância à lactose, o consumo de derivados de leite pode ocorrer, como o iogurte e queijo, por exemplo, que contém naturalmente quantidade reduzida de lactose em sua composição devido ao consumo da lactose durante seu processo de fabricação e mantém os nutrientes necessários ao organismo como cálcio, fósforo e vitaminas.

Por fim, a Associação destaca que a exclusão total dos lácteos na alimentação deve ser evitada para preservar a fonte de nutrientes e evitar, assim, o risco de patologias provocadas pela diminuição da densidade óssea.

Brasília, 25 de maio de 2015

Associação Brasileira de Laticínios – Viva Lácteos

Sobre a Viva Lácteos

É a Associação da indústria de lácteos que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações.

É composta por fabricantes de produtos lácteos (AURORA, AVIAÇÃO, BELO VALE, BRF, CAPRILAT, CEMIL, CATUPIRY, DANONE, DPA, EMBARÉ, FRIMESA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, MOCOCA, NESTLÉ, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, TIROLEZe VIGOR) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo), o G100 (Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).