Brasília, 06 de agosto de 2018 – Os lácteos oferecem inúmeros benefícios à saúde, além de serem ingredientes versáteis na dieta dos brasileiros. “O cálcio é um mineral abundante no leite, com função plenamente reconhecida para a saúde óssea e dental, para a regulação de processos intracelulares e função neuromuscular. A ingestão de lácteos contribui para a prevenção da síndrome metabólica, a prevenção do diabetes tipo 2, da hipertensão arterial e da osteoporose”, destaca Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos).
Um fato curioso é que o cálcio representa de 1 a 2% do peso corporal de um adulto, tamanha a sua importância.
Por isso, destacamos 05 fatos científicos que comprovam que a densidade nutricional dos lácteos vai além do teor de cálcio destes alimentos, outros micronutrientes também contribuem para a diversidade nutricional dos derivados do leite.
Agora, vamos para além do cálcio:
Fósforo: Em quantidade, o fósforo é o segundo mineral mais abundante no corpo, ficando atrás apenas do cálcio. Presente nos lácteos de maneira significativa, o fósforo também se relaciona com a saúde óssea e dental, integrando a estrutura dos ossos e dentes. Atua no sistema nervoso, em processos enzimáticos e no metabolismo energético.
Magnésio: O magnésio é outro mineral bastante presente nos lácteos que atua no metabolismo ósseo, sendo parte da estrutura mineral óssea. É fundamental para o metabolismo energético, o magnésio também é *cofator de mais de 100 reações enzimáticas.
Vitaminas A e D: Vitaminas lipossolúveis, são aquelas vitaminas que dependem da gordura para serem solubilizadas. As vitaminas A e D fazem parte desta família de vitaminas e estão presentes nos lácteos com gordura (versões integrais). O leite é a principal fonte de vitamina A para as crianças, sendo importante considerar o teor de gordura dos produtos lácteos destinado ao consumo das crianças.
A vitamina D é considerada um pró-hormônio, com funções extremamente importantes no organismo, atuando no sistema imunológico, além de se relacionar com a saúde dos ossos e com o sistema nervoso.
Vitamina B2: Hidrossolúveis são as vitaminas solúveis em água. No leite, a riboflavina (a vitamina B2) é uma vitamina hidrossolúvel que tem destaque, sendo os lácteos a principal fonte de vitamina B2 da dieta. Sua principal função se relaciona com o funcionamento das células, atuando no metabolismo energético e no transporte e metabolização de outros nutrientes do corpo.
Proteínas: As proteínas do leite são de alto valor biológico, contemplando todos os aminoácidos essenciais. Em especial, as proteínas do soro do leite estimulam a síntese de proteínas sanguíneas e teciduais por serem de fácil digestão e rápida absorção.
“No caso do leite, o cálcio é o nutriente mais conhecido, mas também possui outros importantes elementos intrínsecos que contribuem para o bom funcionamento do organismo. O fósforo ajuda a fortalecer os ossos e protege a membrana das células; o magnésio participa do metabolismo de energia; a vitamina A atua na visão e no crescimento das células; já as vitaminas do complexo B atuam no metabolismo energético e neuromuscular. Vale também destacar que o leite é fonte riquíssima de proteínas de alto valor biológico”, finaliza a nutricionista.
* Cofatores são pequenas moléculas orgânicas ou inorgânicas, fraca ou fortemente ligados às enzimas, que podem ser necessárias para a função catalítica da enzima.
Informações para a Imprensa: MSLGROUP Andreoli
Bethiara Lima – bethiara.lima@mslgroup.com – (11) 3169-9343
Thais Thomaz- thais.thomaz@mslgroup.com – (11) 3169-9373
Camila Holgado – camila.holgado@mslgroup.com – (11) 3169-9322
Leandro Bornacki – leandro.bornacki@mslgroup.com – (11) 3169-9359
Sobre a Viva Lácteos: É a Associação da indústria de lácteos que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (ALIBRA, AURORA, AVIAÇÃO, CCA, CAROLINA, CASTROLANDA, CATUPIRY, CCGL, DANONE, DPA, DAVACA, EMBARÉ, FRIMESA, FRÍSIA, FONTERRA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, MOCOCA, MONDELÉZ, NESTLÉ, OUROLAC, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, SCHREIBER, TIROLEZ, VIGOR, VERDE CAMPO E YAKULT) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida.